Cia Mútua Teatro e Animação

Cia Mútua abre inscrições gratuitas para curso de Teatro de Bonecos de Luva

Formação para a técnica teatral será oferecida no Sesc Itajaí em novembro e dezembro

A Cia Mútua (Itajaí/SC), conhecida e premiada com espetáculos que utilizam a linguagem do teatro de bonecos, realiza a segunda edição do “Com a Mão na Luva”, evento de formação que oferece curso sobre a técnica do teatro de bonecos de luva, popularmente conhecido como fantoche. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de novembro através do e-mail ciamutua@gmail.com. As vagas são limitadas e o resultado dos selecionados será divulgado dois dias após o encerramento das inscrições no blog do evento www.comamaonaluva.blogspot.com.br.

O curso será realizado no Sesc Itajaí, de 24 a 26 de novembro e de 01 a 03 de dezembro, em horário integral e é destinado ao público interessado na técnica do teatro de bonecos de luva. O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, com o patrocínio da Unimed Litoral e apoio do Sesc.

Nesta primeira etapa do projeto cada participante selecionado aprenderá a construir e a manipular seu boneco, culminando com uma mesa redonda sobre a técnica, com três profissionais do estado: Marcelo de Souza (Cia Experimentus, Itajaí/SC), Willian Sieverdt (Trip Teatro, Rio do Sul/SC) e Mery Petty (Cia Alma Livre, Jaraguá do Sul/SC).  O projeto continua no próximo ano, com a montagem e seis apresentações de um espetáculo teatral de cenas curtas e cômicas, a partir de textos do dramaturgo argentino Guaira Castilla.

Na primeira edição do evento, em 2011/12, o grupo especializou-se na técnica por meio de uma residência artística na Argentina, ministrada pelo conceituado artista Miguel Oyarzum Perez, do Grupo El Chonchón. “Nosso trabalho com a luva é resultado do que aprendemos com Miguel, ele é uma grande referência para o teatro de bonecos de luva na américa latina”, acrescenta Mônica Longo.

COM A MÃO NA LUVA – 2ª EDIÇÃO

O boneco de luva como o próprio nome já diz, consiste na colocação da mão do ator/bonequeiro dentro do boneco, como uma luva, para dar vida ao boneco/personagem. É uma técnica que garante movimentos semelhantes ao do corpo humano e geralmente é realizada com muito bom humor.

A Cia Mútua tem hoje no repertório o espetáculo “El Gran Circo-Teatro de Luvas”, que teve sua pesquisa iniciada durante a primeira edição do evento, em 2011/12. Assim como a companhia, outros profissionais também levaram o trabalho adiante. “Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais deste segmento e fomentar a técnica do boneco de luva em Santa Catarina”, completa o ator e diretor Guilherme Peixoto.

CIA MÚTUA

Com 23 anos de história, a Cia Mútua dedica-se à pesquisa teatral, produzindo e apresentando espetáculos; e promovendo oficinas e projetos de formação na área. A Companhia já recebeu 12 prêmios nacionais e internacionais. Participou de diversos festivais, apresentando-se na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos El Gran Circo-Teatro de Luvas (2015), Exílios (2013), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Flashes da Vida (2007), Felizes para Sempre (2005), Teatro Lambe-lambe (2009) e A Caixa (2004). A Cia Mútua está situada na Rua Pedro Antonio Fayal, 392, no Bairro São João, em Itajaí.

SERVIÇO

O que: Curso de Teatro de Bonecos de Luva
Quando: 24, 25 e 26 de novembro e 1, 2 e 3 de dezembro de 2016 | Horário: 9h às 12h e 13h30 às 17h30
Onde: Sesc Itajaí (Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 259 - Centro).
Quanto: Inscrição gratuita através do e-mail ciamutua@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES:

Site: www.ciamutua.com.br
Blog do evento: http://comamaonaluva.blogspot.com.br/
Facebook: @CiaMutua
Assessora de Imprensa Camila Gonçalves: (47)9654-9105

e-flyer-com-a-mao-na-luva

Deixe um comentário


Cia Mútua - Todos os direitos reservados - ciamutua@ciamutua.com.br