Cia Mútua Teatro e Animação

Cia Mútua comemora 25 anos com programação cultural aberta ao público

Oficinas, espetáculo, exposição e documentário fazem parte das comemorações que seguem entre maio e agosto

A Companhia Mútua Teatro & Animação, de Itajaí-SC, está em festa. Neste ano comemora 25 anos de existência e realizará uma série de atividades artísticas e gratuitas à comunidade. Estão na programação oficinas formativas, apresentação de espetáculo, produção de documentário e exposição. O evento acontece entre maio e agosto e é patrocinado pela Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, via isenção fiscal da empresa APM Terminals.

As informações completas sobre o evento estão disponíveis no site da Cia Mútua (www.ciamutua.com.br), na aba “Notícias” e também no Facebook da Companhia. Interessados nas oficinas formativas devem enviar e-mail para ciamutua@gmail.com, solicitando ficha de inscrição.

“O projeto pretende marcar os 25 anos de história da Cia, valorizando a memória daqueles que fizeram parte desta caminhada. Para isso, serão convidados artistas que contribuíram com a Cia Mútua nestes anos, seja na montagem de seus espetáculos ou agregando conhecimentos”, explica a produtora e atriz da Cia, Mônica Longo.

A Cia Mútua foi fundada em 1993, na cidade de Joaçaba-SC, meio-oeste catarinense e está há onze anos estabelecida em Itajaí-SC. No decorrer destes 25 anos estreou 24 espetáculos teatrais, dos quais seis permanecem em repertório. Desde 2002 pesquisa o teatro de animação. Já se apresentou na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros.

SOBRE O EVENTO

O evento de comemoração oferecerá cinco oficinas formativas ministradas por profissionais convidados que têm alguma relação de trabalho com a Companhia; Uma apresentação do espetáculo “A Caixa”, o mais antigo e em repertório da Companhia; Produção e exibição de documentário dos 25 anos da Mútua, a partir do acervo de cartazes, fotos e vídeos do grupo; Exposição de banners dos 25 anos; Realização de conversas abertas ao público com cada um dos artistas convidados, explanando sobre seus processos de trabalho com a Companhia.

Todas as atividades acontecerão no Sesc Itajaí (R. Alm. Tamandaré, 259 - Centro, Itajaí-SC).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 26 de Maio - Oficina de Fotografia Pinhole

Com Lilian Barbon | Florianópolis/SC

Horário: das 9h às 12h | 13h30 às 16h30
Local: Teatro do Sesc Itajaí
Diálogos Mútuos: 16h30 às 17h30
Release: A técnica é conhecida como “foto na lata”, pois uma lata é utilizada para a fabricação artesanal da câmera fotográfica e é com ela que a imagem é captada. Dentro da lata é colocado um material fotossensível (papel fotográfico) onde a imagem é gravada e revelada pelos próprios participantes, como era feito antigamente. Os participantes fabricam suas próprias câmeras e através delas podem compreender o funcionamento de toda e qualquer câmera fotográfica. O processo é lúdico, divertido e apresenta resultados surpreendentes.

Dia 09 de Junho - Oficina de Ilustração de Personagens

Com Marcos Leal | Caxias do Sul/RS

Horário: 13h30 às 16h30
Local: Sala de Artes do Sesc Itajaí
Diálogos Mútuos: 16h30 às 17h30
Release: A oficina abordará de forma prática o desenho de personagens a partir da releitura de fotos e imagens, com o objetivo de construir personagens, que possam ser utilizados em diferentes áreas, como teatro, teatro de animação, histórias em quadrinhos, contação de histórias, entre outros

Dia 23 de Junho - Oficina Princípios Técnicos do Teatro de Animação

Com Willian Sieverdt | Rio do Sul/SC

Horário: 13h30 às 16h30
Local: Teatro do Sesc Itajaí
Diálogos Mútuos: 16h30 às 17h30
Release: A oficina pretende abordar os princípios de linguagem que caracterizam o “Teatro de Animação”, discutir a importância da técnica para o trabalho do ator-manipulador e sistematizar alguns destes princípios técnicos inerentes ao trabalho deste artista. Também apresentará técnicas de manipulação de bonecos e a relação com sua construção

Dia 21 de Julho - Oficina de Sonoplastia Som Com Ciência

Com Guilhermo Santiago | São Bernardo do Campo/SP

Horário: 13h30 às 16h30
Local: Sala de Dança do Sesc Itajaí
Diálogos Mútuos: 16h30 às 17h30
Release: A Oficina tem por objetivo ampliar a percepção dos sons, por meio da música e da contação de histórias, passando pelos conceitos de ritmo, harmonia e melodia de forma criativa. Propõe uma reflexão sobre o quanto o som e a música nos acompanham no dia a dia, como no batimento cardíaco e no caminhar.  Serão abordadas questões inerentes ao Método SOM (Sistema de Organização Musical), Jogos Musicais e Processos de Construção de Trilha Sonora.

Dia 28 de Julho - Oficina de Cenografia com Materiais de Baixo Custo

Com Jaime Pinheiro | Tatuí/SP

Horário: 9h às 12h | 13h30 às 16h30
Local: Sala de Artes do Sesc Itajaí
Diálogos Mútuos: 16h30 às 17h30
Release: A oficina propõe o uso de materiais alternativos, papel e papelão, reaproveitamento e reciclagem em produções cenográficas com pequenos orçamentos. Será abordado o estudo de estruturas básicas para cenografia e adereços.

Dia 18 de Agosto - Encerramento

14h - Abertura da Exposição de Banners – Hall do Teatro do Sesc Itajaí
15h - Apresentação A Caixa – Teatro do Sesc Itajaí
16h - Exibição Documentário 25 anos – Teatro do Sesc Itajaí

CONTATO:

Fale com a Cia Mútua:
Mônica Longo (47) 9 9983-6678 ou Laura Correa (47) 9 9905-5058

Fale com a assessoria de imprensa:
Subjétil Comunicação e Produção Cultural
Jornalista Karoline Gonçalves DRT 6113/SC
(47) 9 9914-7396

flyer-virtual-25-anos

Deixe um comentário


Cia Mútua - Todos os direitos reservados - ciamutua@ciamutua.com.br