Cia Mútua Teatro e Animação

Cia Mútua estreia espetáculo teatral “Contestados”

Com abordagem sobre a Guerra do Contestado, espetáculo se apresenta gratuitamente nas cidades de Itajaí e Rio do Sul nos meses de Março e Abril

A Cia Mútua Teatro & Animação, companhia teatral sediada em Itajaí/SC, estreia o espetáculo teatral “Contestados”. As apresentações acontecem dias 29 e 30 de Março em Itajaí/SC e dias 05 e 06 de Abril em Rio do Sul/SC.

O espetáculo aborda a trágica Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 a 1916, entre os estados de Santa Catarina e Paraná, envolvendo o exército brasileiro, a empresa Americana Brazil Railway e a população local da época: os caboclos.

O projeto de montagem, viabilizado por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, permitiu à equipe realizar ampla pesquisa documental e de campo, nas cidades de Irani/SC, Caçador/SC e Lebón Régis/SC. “Andamos pelas terras contestadas, conversamos com pessoas da região, lemos livros e pesquisas históricas, assistimos a documentários e filmes ficcionais incríveis! Nos surpreendemos, nos emocionamos e sobretudo nos indignamos com a história, mas não esta história pincelada de raspão nos livros escolares e ilustrada com fotografias posadas bonitas, mas a história que está por trás de tudo, escondida, esquecida, dissimulada”, relata Mônica Longo, uma das atrizes do espetáculo.

A ampla pesquisa sobre o tema serviu como base para o desenvolvimento de uma dramaturgia original, pautada no teatro de animação, linguagem que a Companhia Mútua desenvolve desde 2002.

Sinopse
Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Interesses econômicos internacionais. Questões religiosas. Interferência de forças do estado. Conflito armado. Mortes. Muitas mortes. Uma narrativa oficial. Lembranças que aos poucos são apagadas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.

Ficha técnica
Direção: Willian Sieverdt
Atuação: Laura Correa e Mônica Longo
Dramaturgia: Guilherme Peixoto, Laura Correa, Mônica Longo e Willian Sieverdt
Texto: Gregory Haertel
Operação técnica: Guilherme Peixoto
Cenografia: Jaime Pinheiro
Trilha Sonora: Guilhermo Santiago
Desenho e Pintura de Figuras Planas: Marcos Leal
Mecanismos: Guilherme Peixoto
Iluminação: Flávio Andrade
Figurino: Lucas David
Arte Gráfica: Antônio Humberto

Serviço
Estreia do espetáculo teatral Contestados
29 e 30 de Março | 20h | Casa da Cultura Dide Brandão | Itajaí/SC
05 e 06 de Abril | 20h | Teatro Embaixo da Ponte | Rio do Sul/SC
Entrada Franca
Classificação: 16 anos

Cia Mútua
Com 26 anos de história, a Cia Mútua dedica-se à pesquisa teatral, produzindo e apresentando espetáculo e promovendo oficinas e projetos de formação na área. A Companhia já recebeu 12 prêmios nacionais e internacionais. Participou de diversos festivais, apresentando-se na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos El Gran Circo-teatro de Luvas (2015), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Teatro Lambe-lambe (2009) e A Caixa (2004).

Mais informações no site www.ciamutua.com.br

Acesse as redes sociais: www.facebook.com/ciamutua ou instagran: cia_mutua

Fale com a Cia Mútua: ciamutua@gmail.com ou (47) 3344-0409 / 99983-6678 / 99905-5058

eflyer-31

Deixe um comentário


Cia Mútua - Todos os direitos reservados - ciamutua@ciamutua.com.br