Sinopse

Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Interesses econômicos internacionais. Questões religiosas. Interferência de forças do estado. Conflito armado. Mortes. Muitas mortes.

 

Uma narrativa oficial. Lembranças que aos poucos são apagadas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro.

 

Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.

Trajetória

Estreado em 2019, o espetáculo apresenta, por meio do teatro de animação, um recorte sobre a Guerra do Contestado, conflito de terras ocorrido no início do século XX, envolvendo os estados de Santa Catarina, Paraná, o Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local.

Contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017, a  montagem partiu de uma extensa pesquisa bibliográfica e de campo, que culminou no desenvolvimento de uma dramaturgia original, dando voz aos vencidos da guerra, o povo caboclo. O título do espetáculo, no plural, sugere tudo o que lhes foi contestado durante os quatro anos de conflito: suas terras, seus direitos e suas vidas.

 

O espetáculo apresentou-se em algumas cidades catarinenses, participando do FITA Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação, em Florianópolis/SC. Em 2020, foi selecionado para apresentar-se em diversos festivais nacionais e também para uma circulação estadual do SESC, porém, com o início do isolamento social, todos os eventos artísticos presenciais foram suspensos.

Ficha técnica

Direção: Willian Sieverdt

Atuação: Laura Correa e Mônica Longo

Dramaturgia: Guilherme Peixoto, Laura Correa, Mônica Longo e Willian Sieverdt

Texto: Gregory Haertel

Operação técnica: Guilherme Peixoto

Cenografia: Jaime Pinheiro

Trilha Sonora: Guilhermo Santiago

Desenho e Pintura de Figuras Planas: Marcos Leal

Mecanismos: Guilherme Peixoto

Iluminação: Flávio Andrade

Figurino: Lucas David

Arte Gráfica: Antônio Humberto

Voz do Monge: Luciano Pedro Estevão

Informações Técnicas

Duração: 55 min | Lotação: 200 pessoas
Indicação etária: 12 anos

Técnica: figura plana

Teaser

Imprensa

Companhia Mútua Teatro de Animação

Itajaí | Santa Catarina | Brasil