
Sinopse
Exupéry é um jovem e destemido aviador. Ele e seus amigos, que juntos formam “os cavaleiros do céu”, enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra.
Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como "Zéperri".
Trajetória
Estreado em 2010 por meio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e do Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura, o espetáculo circulou por 18 estados brasileiros, realizando mais de 230 apresentações em projetos e importantes festivais teatrais do pais, entre eles: Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis/SC (2011), Semana Internacional de Teatro de Animação de São Paulo/SP (2011), Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte/MG (2013), Festival Internacional de Teatro de Londrina/PR (2015), Festival Internacional de Teatro de São Jose do Rio Preto/SP (2016), entre muitos outros.
Em 2011 circulou por 24 cidades de Santa Catarina por meio do projeto Encena Catarina SESC e em 2012 circulou 15 estados brasileiros com o Projeto Palco Giratório SESC.
Em 2013 ocupou os espaços da CAIXA Cultural São Paulo e Brasília. Em 2016, com o patrocínio dos Correios, realizou temporada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, recebendo o Prêmio CBTIJ de Melhor Espetáculo de Teatro de Formas Animadas. Em 2019 circulou pelo estado de Alagoas através do projeto Petrobras Distribuidora de Cultura.
Além disso, possui o aval da Sucession Saint-Exupéry, que em 2011 enviou ao Brasil duas representantes (sobrinhas-netas de Saint-Exupery) que assistiram ao espetáculo.
Ficha técnica
Roteiro/Dramaturgia: Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Willian Sieverdt
Elenco: Mônica Longo e Guilherme Peixoto
Direção: Willian Sieverdt
Cenografia: Jaime Pinheiro
Mecanismos de Bonecos e Cenários: Paulo Nazareno
Sonoplastia e Trilha Sonora Original: Guilhermo Santiago e Paulo Zanni
Engenharia de Iluminação: Giba de Oliveira
Desenhos: Marcos Leal
Figurinos: Lenita Novaes
Escultura dos Bonecos: Mônica Longo
Arte Gráfica: Leandro De Maman
Pintura de Estrutura Cênica: Luis Melo
Pintura de Bonecos: Luis Carlos Vigarani
Pintura de Cenários: Guilherme Peixoto e Mônica Longo
Preparação de Atores: Ângela Finardi
Consultoria de Pesquisa: Mônica Cristina Corrêa
Operação de Luz: Laura Correa
Operação de Som: Luis Melo