top of page
Título 2.png

Sinopse

Ficha técnica

Exupéry é um jovem e destemido aviador. Ele e seus amigos, que juntos formam “os cavaleiros do céu”, enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra.

 

Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que os aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como "Zéperri".

Roteiro/Dramaturgia:  Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Willian Sieverdt

Elenco: Mônica Longo e Guilherme Peixoto

Direção: Willian Sieverdt

Cenografia: Jaime Pinheiro

Mecanismos de Bonecos e Cenários: Paulo Nazareno

Sonoplastia e Trilha Sonora Original: Guilhermo Santiago e Paulo Zanni

Engenharia de Iluminação: Giba de Oliveira

Desenhos: Marcos Leal

Figurinos: Lenita Novaes

Escultura dos Bonecos: Mônica Longo

Arte Gráfica: Leandro De Maman

Pintura de Estrutura Cênica: Luis Melo

Pintura de Bonecos: Luis Carlos Vigarani

Pintura de Cenários: Guilherme Peixoto e Mônica Longo

Preparação de Atores: Ângela Finardi

Consultoria de Pesquisa: Mônica Cristina Corrêa

Operação de Luz: Laura Correa

Operação de Som: Luis Melo

Informações Técnicas

Duração: 50 min | Lotação: 60 pessoas
Indicação etária: 8 anos

Técnica: manipulação direta sobre balcão e figura plana

Trajetória

Estreado em 2010 por meio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e do Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura, o espetáculo circulou por 18 estados brasileiros, realizando mais de 230 apresentações em projetos e importantes festivais teatrais do pais, entre eles: Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis/SC (2011), Semana Internacional de Teatro de Animação de São Paulo/SP (2011), Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte/MG (2013), Festival Internacional de Teatro de Londrina/PR (2015), Festival Internacional de Teatro de São Jose do Rio Preto/SP (2016), entre muitos outros.

Em 2011 circulou por 24 cidades de Santa Catarina por meio do projeto Encena Catarina SESC e em 2012 circulou 15 estados brasileiros com o Projeto Palco Giratório SESC.

 

Em 2013 ocupou os espaços da CAIXA Cultural São Paulo e Brasília. Em 2016, com o patrocínio dos Correios, realizou temporada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, recebendo o Prêmio CBTIJ de Melhor Espetáculo de Teatro de Formas Animadas. Em 2019 circulou pelo estado de Alagoas através do projeto Petrobras Distribuidora de Cultura.

 

Além disso, possui o aval da Sucession Saint-Exupéry, que em 2011 enviou ao Brasil duas representantes (sobrinhas-netas de Saint-Exupery) que assistiram ao espetáculo.

Em 2021, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, o espetáculo ganhou versão audiovisual, com audiodescrição. 

Teaser 1

Teaser 2

Imprensa

bottom of page